01 Jan
01Jan

Na cidade que é reduto de várias modalidades esportivas, há aquelas que são desconhecidas por muitos


Escrito por: Alan Martins/ 29 de março de 2020

Continuando a série "esportes incomuns", o próximo esporte que vou destacar aqui se chama Bike Polo:

De origem irlandesa o Bike Polo tem o mesmo objetivo do polo tradicional, porém no lugar de cavalos, se utilizam bicicletas. Ele surgiu no final do século XIX, com o intuito de preservar os cavalos nos treinos, os jogadores passaram a usar bicicletas. Em meados dos anos 2000 o esporte ganhou força nos EUA e a partir daí ele gerou uma nova onda de Bike Polo pelo mundo. O surgimento deste esporte no Brasil se iniciou em São Paulo. Embora sendo um esporte centenário, o primeiro campeonato mundial só aconteceu em 2010, na Alemanha.

Bike Polo

Pessoas jogando Bike Polo
Principais regras e objetivos

Para praticar o esporte, os jogadores precisam basicamente da bicicleta e do taco. Dois times com três integrantes se posicionam em lados opostos da quadra e se enfrentam com o objetivo de fazer gols. Os jogadores não podem tocar os pés no chão, caso isso ocorra, ele deve sair da jogada, e para voltar, ele deve bater com o taco na lateral mais distante do ponto onde ele havia pisado no chão.

O jogo tem duração de 10 minutos. Vence o jogo a equipe que primeiro fizer cinco gols. Após o gol, o time que marcou deve retornar ao seu campo de defesa. Assim o time que sofreu o gol poderá dar reinício à partida. Jogadas agressivas serão punidas com falta ou exclusão de 2 minutos.

Em São Paulo

O esporte começou em São Paulo no ano de 2009, no bairro do Jabaquara quando um grupo de amigos que após conhecer o esporte no exterior, decidiu praticá-los em solo paulistano, o que acabou atraindo interesse das pessoas ao redor.

São Paulo foi sede em 2013 do 3º Campeonato Sul-americano de Bike Polo, o evento foi realizado no Parque do Ibirapuera e teve com vencedoras na categoria feminina a equipe paulistana Tandera.

Bike Polo no IbirapueraPartida de Bike Polo no Parque do Ibirapuera

Há treinos de Bike Polo que ocorrem no Parque do Ibirapuera, nos seguintes horários:

Terças e quintas das 21h às 0h e nos Domingos das 10h às 14h.

Para acompanhar mais detalhes sobre o Bike Polo na cidade, basta acessar as páginas no Facebook e instagran do São Paulo Bike Polo.

Bate-papo

Wagner Carvalho

Wagner Carvalho, 49 anos, conheceu o esporte quando morava em Londres, em 2007. Ele pratica Hardcourt Bike Polo (uma variação do Bike Polo) há 10 anos, e aqui em São Paulo costuma jogar no Parque do Ibirapuera. Integrante e fundador do Clube SPBP (São Paulo Bike Polo), Wagner já disputou 7 campeonatos brasileiros, 6 latino-americanos, 1 mundial e diversos campeonatos regionais.

Sobre o diferencial deste esporte ele diz: "Além de ser praticado sobre bikes, que já é um diferencial porque desenvolve toda a parte de *tricks, tem tudo o que é bom em um esporte, com bola, gol, passe, jogadas e dribles". Para os iniciantes no esporte Wagner recomenda o uso de cotoveleiras e joelheiras.

Em relação a divulgação deste esporte, ele diz que o Bike Polo não possui incentivo por parte das prefeituras e nem do Governo. E que acredita que deveria ter uma maior divulgação para aumentar o número de praticantes. Já com relação aos benefícios para a saúde que o Bike Polo lhe trouxe ele diz: "Melhorou meu condicionamento físico e me deu reflexos mais rápidos", além do Bike Polo, Wagner também pratica corrida.

*tricks = manobras

Bike Polo Clube Itaú GuarapirangaWagner treinando no Clube Itaú Guarapiranga

Thiago Ribeiro, universitário, 23 anos, que mora nas imediações do Parque Ibirapuera, estava observando os jogadores em uma das quadras do parque enquanto eles praticavam o esporte, ao ser questionado sobre o que acha do esporte ele disse: “Acho um jogo bem diferente, que prende atenção e parece ser divertido.”