01 Jan
01Jan

Na cidade que é reduto de várias modalidades esportivas, há aquelas que são desconhecidas por muitos


Escrito por: Alan Martins/ 24 de maio de 2020 

Sim, o Brasil tem Curling! O esporte do gelo, é praticado aqui em São Paulo desde janeiro de 2020. Mas antes, vou contar um pouco sobre a história deste que é um dos esportes coletivos mais antigos do mundo. Praticado desde o século XVI, ele surgiu na Escócia, onde os primeiros praticantes, jogavam em lagos congelados. As primeiras regras foram elaboradas em 1838. O nome origina-se do verbo em inglês “to curl”, que significa girar, termo este que se refere ao movimento das pedras que giram até chegar ao alvo. Ele fez parte da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1924. Porém, só retornou ao programa olímpico em 1998.Curling Olimpic Symbol

A principal potência deste esporte é o Canadá, local onde vivem a maioria dos brasileiros praticantes, que são hoje, filiados a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, a CBDG. Foi em 2008 que estudantes brasileiros de uma universidade Canadense, se juntaram para a prática do esporte, a partir daí eles entraram em contato com a CBDG, para formarem o primeiro time que representasse o Brasil.

CurlingPedras de Curling

Principais regras e objetivos

Existem dois tipos de Curling, o que é praticado em equipe e o em dupla. Em equipe, ele pode ser: feminino, masculino, misto, júnior, sênior, cadeirante. Já em dupla, ele é formado por um homem e uma mulher.

Dependendo do tipo – em equipe ou em dupla – há algumas variações na regra. Em equipe, cada jogador é responsável por lançar duas pedras em cada end (como é chamada cada subdivisão de uma partida) e durante o lançamento, dois jogadores da equipe tem a função de varrer o gelo a fim de diminuir o atrito entre o chão e a pedra.

A pedra é  feita de granito e pesa entre 17 a 20 kg - ao lançar a pedra, pretende-se alcançar o centro do alvo – denominado button. A equipe que aproximar mais pedras do centro, ganha o end. Às vezes, por questão de estratégia, durante o lançamento das pedras, não necessariamente, se busca o centro, e sim, retirar uma pedra adversária das proximidades dele.

Para a prática, são utilizados alguns equipamentos, como as vassouras, que são feitas de fibra de carbono,  sliding foot (sapato com sola deslizante) e cronômetro. Para aqueles que são iniciantes e estão aprendendo a se equilibrar, é utilizado o Estabilizador. Há também o stick curling (bastão onde se coloca a pedra na ponta para lançá-la)geralmente é utilizado por pessoas que não conseguem agachar e é muito utilizado por pessoas com idade avançada também.

Pista de Curling

Em São Paulo

Após os primeiros passos no Curling em 2008 no Canadá, o Brasil cresceu e evoluiu no esporte. Porém, como aqui no país, ainda não havia estrutura para a prática e desenvolvimento do Curling, os atletas iam para outros países. Até mesmo o Campeonato Brasileiro, era disputado no exterior.

Em janeiro desse ano, no bairro do Morumbi, ocorreu a inauguração do maior complexo para a prática de esportes do gelo da América Latina, batizado de Arena Ice Brasil. Lá será realizado a sexta edição – primeira em solo brasileiro – do Campeonato Brasileiro de Curling, com data ainda a ser definida pela CBDG.

A Arena Ice Brasil fica localizada na Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16741 - Jardim Fonte do Morumbi. O local possui três pistas de Curling.

Bate-PapoIsis Oliveira

Isis Oliveira, 44 anos, mora no Canadá desde 2003 e trabalha como cineasta na indústria do cinema canadense. Além da profissão, ela também é atleta, integrante e fundadora da equipe Onda Brasil Curling Team. Isis conheceu o esporte pela TV em 2010, acompanhando a transmissão da Olimpíada de Inverno daquele ano. Na ocasião, ela passava férias no Brasil. Foi então que ao retornar para Vancouver - onde vive até hoje - que começou a praticar o esporte. Mas depois de uma pausa momentânea, ela só voltou a praticá-lo em 2014, e de lá para cá nunca mais parou. Em 2015 disputou em Berna, na Suíça, o primeiro Campeonato Mundial Misto de Curling. Isis também já representou o Brasil em outros torneios internacionais, como o Americas Challenge (Desafio das Américas) e a Pacific International Cup (Copa Internacional do Pacífico).

Onda BrasilA equipe Onda Brasil é formada por Isis Oliveira, Kenya Franz, Marcelia Melo e Sarah Lipi

Confira abaixo a entrevista com ela:

É possível viver só do Curling? Isso seria um sonho... mas atualmente não é uma realidade. Ainda é muito difícil achar patrocinadores no Brasil na área de esportes no gelo, mas seguimos na batalha!

Comente um pouco sobre a sua equipe, a Onda Brasil Curling Team. É um time feminino brasileiro onde todas as jogadoras moram e treinam em Vancouver, no Canada. Eu fazia parte da seleção feminina brasileira desde 2015, mas foi no final de outubro de 2019 que eu resolvi mudar um pouco as coisas. Convidei as atletas Sarah Lipi, a Erlane Morais e a Marcelia Melo a se unir para a formação de um novo time... Somos todas atletas do Curling, amamos o esporte e acreditamos no potencial do nosso time. Nós estamos muito focadas, com o calendário anual cheio de jogos, treinos e competições.

"Sou brasileira de corpo e alma, poder representar meu país é sensacional"

Você tem apoio de algum Órgão para a prática do esporte? A CBDG representa os atletas não só do Curling, mas também atletas de outros esportes de gelo como por exemplo, o Bobsled. Eles trabalham via projetos associados ao COB, mas o orçamento anual é muito baixo principalmente pelo fato de que as competições internacionais são fora do Brasil e a conversão do Real para outra moeda faz com que o pouco que se tenha, seja menor ainda... O amor e o empenho que dou para este esporte é imenso, mas financeiramente se o atleta não tem patrocinadores, é um baque.

Com a criação da Arena Ice Brasil, o país pode alcançar voos maiores em campeonatos futuros? Sim, a Arena Ice Brasil é um sonho virando realidade...Tendo gelo de Curling no Brasil, podemos agora ter mais brasileiros indo conhecer o esporte, teremos mais gente jogando, teremos mais jogadores buscando o lado atleta e competições. A Arena Ice Brasil é o início da introdução da cultura do Curling no país, além de ser também o início do futuro do Curling Brasileiro. O esporte tem muito a crescer por aí, este é apenas o começo.

Comente um pouco da emoção de representar o país no primeiro Mundial Misto de Curling em 2015. Levantar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura, vestir a camisa brasileira e representar mundialmente nosso país é uma sensação de responsabilidade, mas também de muito orgulho.


Paralelamente ao Curling, Isis também pratica outras atividades para manter a saúde, tal como caminhada e andar de bicicleta. Ela promove o esporte coordenando em Vancouver o Brazilian Curling Club.

Seleção Brasileira Feminina de CurlingSeleção Brasileira na Copa Internacional do Pacífico em 2019 - Canadá

A CBDG é grande incentivadora da prática de esportes no gelo, eles têm trabalhado constantemente para oferecer a melhor estrutura para atletas e treinadores. Porém como a equipe Onda Brasil fica em outro país e por detalhes já citados por aqui, eles estão na busca por parceiros e patrocinadores que acreditem no esporte brasileiro. Para quem estiver interessado em conhecer melhor a equipe, basta acessar as redes sociais deles pelo facebook e instagram, ou enviar um e-mail para info@ondabrasilteam.com.

Curiosidades:

- As pedras de Curling são feitas de blocos de pedras vindas de 3 regiões de montanhas rochosas da Escócia.

- O Brasil foi um dos países que mais atraiu audiência nas transmissões do Curling durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver 2010.

- Mundialmente todos os jogadores de Curling apertam as mãos um do outro antes e depois de uma partida.

- Já durante a partida, caso a dupla ou equipe veja que não tem mais chances de vencer, ela pode desistir do jogo, apertando a mão do adversário.

- Sempre após as partidas de Curling, os times que jogaram um contra o outro, sentam-se juntos na mesma mesa, para tomarem uma bebida.