05 Feb
05Feb

Escrito por: Alan Martins/ 5 de fevereiro de 2022

Longe da grande mídia e sem muito destaque nacional, veja como é o futebol nos demais estados do Brasil. Veja curiosidades, quais os principais clubes, estádios, conquistas e campanhas relevantes a nível nacional desses times. A lista tem como base o Ranking Nacional de Federações de 2022, divulgado pela CBF, ao qual ela atribui pontuação de acordo com o desempenho dos clubes durante as competições. Abaixo, em ordem decrescente, estão aqueles estados que ficaram nas 10 últimas posições na classificação, ou seja, quanto mais baixo, pior é o nível do futebol praticado naquela região. A lista está dividida em duas partes, portanto, não deixe de conferir a parte 2, para descobrir o pior estado do Brasil em futebol.

10º AMAZONAS

É o maior estado do país. Possui uma população de 4,2 milhões de habitantes.

Principal estádio: Arena da Amazônia - capacidade 44 mil

Arena da Amazônia

Principais clubes: Nacional, Rio Negro, Fast Clube, Manaus

Nacional, foi o primeiro clube do norte do país a disputar a 1ª divisão do brasileirão. Além disso, o time é o maior campeão amazonense, com 43 títulos conquistados. Ficou duas vezes em 3º lugar na série C do brasileirão (1992 e 2002 ). Alcançou a oitavas de final da Copa do Brasil em 2013. 

Rio Negro, já disputou as séries, A, B e C do brasileirão. Além de ter chegado nas oitavas da Copa do Brasil de 1990. É o segundo time com mais títulos estaduais amazonense, tendo vencido 17 vezes.  

Fast Clube, em nível nacional já disputou todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Além de cinco Copa do Brasil, e cinco vezes a Copa Verde (alcançando a oitavas de final em 2016 e 2017).  

O Manaus é um clube jovem (surgiu em 2013), que já conseguiu conquistas importantes. O time foi quatro vezes campeão amazonense. Vice campeão da série D em 2019. Semifinalista da Copa Verde 2019. Atualmente está na série C do brasileirão.

9º PIAUÍ

Possui uma população de 3,2 milhões pessoas. O campeonato estadual da 1ª divisão tem apenas 8 equipes participantes.

Principal estádio: Albertão - capacidade 44 mil 

Albertão

Principais clubes: River, Flamengo, Altos

River, tem 31 títulos do Piauiense. Já disputou todas as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Em 2015 foi vice-campeão da série D.

Flamengo é outra equipe que também já disputou todas as divisões do brasileirão. Na Copa do Brasil, chegou às oitavas em 2001. 

Altos, apesar de ser uma equipe nova (fundado em 2013), o time já conseguiu feitos relevantes. Chegou na quartas de final da Copa do Nordeste de 2021. Atualmente está na série C do brasileirão.


8º ACRE

O estado possui uma população de 906 mil pessoas.

Nem sempre o campeonato estadual tem o mesmo número de equipes. Às vezes, por não terem condições financeiras de se sustentarem na competição, alguns clubes deixam de participar. Só para se ter uma ideia, dos anos 2000 para cá, houve campeonatos com a participação de 6, 7, 8, 9, 10 e 11 times. Além disso, em 2022, o campeonato não terá 2ª divisão.

Principal estádio: Arena da Floresta - capacidade 20 mil

Arena da Floresta

Principais clubes:  Rio Branco, Atlético Acreano, Independência

O Rio Branco é disparado o maior campeão do estadual, com 48 títulos. Além disso, venceu a Copa Norte de 1997, o que lhe garantiu o direito de disputar a Copa Conmebol daquele ano.

Já o Atlético Acreano, a nível nacional chegou às quartas de final da Copa Verde de 2019. Disputou quatro vezes a série C e seis vezes a série D. 

Por fim, o Independência, disputou um brasileirão da série B (1991). E duas séries C (1995 e 2005).


7º DISTRITO FEDERAL

Criado em 1960, é lá que está localizada a capital federal, Brasília. Possui 3,1 milhões de habitantes. 

O campeonato estadual conta com 10 equipes.

Principal estádio: Mané Garrincha - capacidade 72 mil 

Mané Garrincha

Principais clubes: Gama, Brasiliense

O Gama foi campeão da série B em 1998, e vice das Copas Centro-Oeste de 2002 e Copa Verde de 2016. 

Brasiliense conquistou a série B (2004), série C (2002), e foi vice campeão da Copa do Brasil de 2002.  


6º ESPÍRITO SANTO

Localizado na região Sudeste, o estado não tem a mesma força e tradição no futebol do que os outros que contemplam a região. A população é de 4,1 milhões de habitantes.

O campeonato estadual possui 10 equipes.

Principal estádio: Kléber Andrade - capacidade 22 mil

Kléber Andrade

Principais clubes: Rio Branco, Desportiva Ferroviária, Vitória  

Rio Branco é o time com mais títulos do estadual (37). Participou 12 vezes da série A e quatro da série B. É o time do Espirito Santo a ir mais longe em um brasileirão da série A. Alcançando o 7º lugar no brasileirão de 1963. Chegou até as quartas de final da Copa Verde em 2017. 

Desportiva Ferroviária é o time capixaba que mais vezes disputou a série A do brasileirão (15 participações). Além de já terem alcançado duas vezes o 3º lugar na série B (1994, 1998). O clube possui 18 títulos estaduais.

O Vitória já participou de todas as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Além disso, já disputou a Copa do Brasil e Copa Verde.