08 Jan
08Jan

O sucesso nas categorias de base, não significa que se tornando profissional, o jogador irá render da mesma forma Os jogadores aqui listados representam bem isso. Eles foram craques na base, porém toda a expectativa  gerada no momento que eles se profissionalizaram não foi correspondida. Atualmente alguns jogam em times de menor expressão se comparados a equipe que os projetou, enquanto outros tiveram suas carreiras interrompidas por lesões e acabaram se aposentando precocemente.


Escrito por: Alan Martins / 08 de janeiro de 2021

LULINHA

LULINHA

Craque nas categorias de base do Corinthians, a subida do jogador  ao time principal, foi cheia de expectativa e pouco futebol. Aos 16 anos ele disse em uma entrevista que seu estilo se misturava  com o de Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Quando se tornou profissional, não chegou nem perto de fazer o sucesso que todos esperavam. Atualmente com 33 anos, ele joga pelo Madura United FC, da Indonésia.


NEILTON

NEILTON

Seria Neilton o novo Neymar? Essa era a pergunta que os torcedores do Santos faziam devido ao jeito de jogar dele nas categorias de base. Porém, a realidade ao se  tornar profissional foi bem diferente. O jogador passou longe de se tornar um craque. Hoje ele defende as cores do Criciúma.

LENNY


LENNY

Surgiu em 2006 no Fluminense, como grande promessa da equipe. Conquistou dois títulos, sendo a Copa do Brasil pelo Flu e o Paulistão pelo Palmeiras. Após ter abandonado a carreira em 2015 para cuidar dos negócios (duas lanchonetes e uma bar), Lenny retomou a carreira anos depois. Seu último clube foi o Chiangrai United, da segunda divisão da Tailândia, onde decidiu se aposentar dos gramados definitivamente em 2020.


KEIRRISON

KEIRRISON

Artilheiro do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2008, Keirrison brilhou no Coritiba e Palmeiras em seu início de carreira. Foi então que em 2009 o jogador foi contratado pelo Barcelona, no entanto, se quer jogou uma partida oficial pelo clube. Ele foi emprestado para diversos times. Atualmente com 35 anos, o atleta está sem clube.


KERLON

KERLON

Conhecido como 'foquinha', devido a sua jogada característica, ele até jogou por grandes times da Europa, com o Ajax e Inter de Milão, porém nunca teve sequência e depois rodou por times desconhecidos. Chegou a jogar em países como Barbados e Malta. Seu último clube foi o Spartak Trnava da Eslováquia. Decidiu se aposentar aos 29 anos devido as lesões que o acompanharam em toda carreira.


JEAN CHERA

JEAN CHERA

Ex-promessa do Santos e apontado como sucessor de Neymar, a carreira de Jean não decolou. A fama de futuro craque surgiu devido ao seu desempenho na base do Santos, porém antes de assinar o vínculo profissional com o time, o pai dele fez exigências muito altas de salário para um jogador da idade dele. Como o Santos não aceitou, Jean foi dispensado e rodou por alguns times. Se aposentou em 2017, aos 21 anos e seu último clube foi a Portuguesa Santista.


ADRYAN

ADRYAN

O 'novo Zico', como era chamado pelos torcedores quando despontou para o futebol nas categorias de base do Flamengo, esteve longe do status de grande craque quando se profissionalizou. Chegou até atuar pelo Brasil sub-15, sub-16 e sub-17. Adryan segue buscando seu espaço no futebol, porém, longe do brilho que o destacou para o futebol. Hoje aos 29 anos, está sem clube.

BOJAN

BOJAN

Ele chegou a quebrar alguns recordes de Messi pelas categorias de base do Barcelona, porém, não conseguiu suprir as expectativas de 'novo Messi'. Após algumas temporadas sem brilho no time principal da equipe catalã acabou sendo vendido para o Stoke City. Foi emprestado para Mainz e Alavés. Seu último clube foi o Vissel Kobe - JAP, onde se aposentou aos 32 anos.


TIAGO LUÍS

TIAGO LUÍS

Apelidado de Messi Brasileiro, chegou a receber sondagem do Real Madrid, no entanto a carreira do jogador não emplacou conforme todos esperavam. Atuou por diversos clubes inexpressivos do futebol. Foi contratado pelo Confiança - SE, vindo do Rayong FC da Tailândia. Está sem clube atualmente. O último time que ele defendeu foi o Operário VG, do Mato Grosso.


BRENO

BRENO

Fez sucesso no São Paulo quando subiu para a equipe profissional e logo chamou a atenção do Bayern de Munique que o contratou em 2008. Jogou as Olímpiadas daquele mesmo ano. Foi preso na Alemanha em 2011 acusado de atear fogo na própria casa. Retomou a carreira, após um retorno sem sucesso no Tricolor, foi para o Vasco, que o dispensou em 2020. Devido a isso, o zagueiro está sem clube desde então.