09 May
09May
Logotipo Champions League

Escrito por: Alan Martins / 09 de maio de 2021

A principal competição de clubes europeia já teve 22 campeões diferentes em seus 65 anos de existência. Dentre os clubes vencedores, irei destacar por aqui aqueles que podem ser considerados inusitados se olharmos para o momento atual desses times. Alguns são os principais equipes de seus países, porém, são clubes que hoje em dia figuram longe do protagonismo que tiveram no passado quando se trata de Liga dos Campeões. Em meio ao domínio das equipes mais tradicionais, será que ainda tem chance de que essas equipes possam conquistar a Liga novamente, ou a glória ficará apenas no passado? 

CELTIC (1966/67)

CELTIC

Está entre os dois maiores times da Escócia, tendo conquistado incríveis 53 títulos do campeonato nacional. Levantou o troféu ao vencer a Inter de Milão por 2 a 1 na final disputada em Lisboa.


FEYNOORD (1969/1970)

FEYNOORD

É o terceiro time com mais campeonatos holandês (16). Em suas últimas participações na fase de grupos da Champions, o clube sequer avançou de fase. Derrotou o Celtic na final de 1970.


NOTTINGHAM FOREST (1978/79 - 1979/80)

NOTTINGHAM FOREST

Atualmente na Premier League. A equipe conseguiu o feito histórico de se sagrar bicampeão da Champions em duas finais inusitadas. Em 1979 contra o Malmö da Suécia e em 1980 derrotou o Hamburgo-ALE.


ASTON VILLA (1981/82)

ASTON VILLA

Foi campeão em 1982 ao vencer o Bayern de Munique por 1 a 0. Atualmente a equipe está bem longe de sonhar com uma vaga na Champions novamente, fazendo apenas campanhas discretas no campeonato inglês.


HAMBURGO (1982/83)

HAMBURGO

Atualmente a equipe alemã vive a pior fase de sua história, pois ela está na segunda divisão nacional. Ganhou da Juventus na final de 1983.


STEAUA BUCARESTI [atual FCSB] (1985/86)

FCSB

O maior time da Romênia, mostrou sua força ao derrotar o Barcelona na final. Hoje em dia, o time sequer consegue se qualificar para a Champions.


ESTRELA VERMELHA (1990/91)

ESTRELA VERMELHA

Em uma final inusitada, se comparamos com os tempos atuais, o Estrela Vermelha venceu o Olympique de Marseille em decisão por pênaltis. O time sérvio, naquela época pertencia a Iugoslávia.


OLYMPIQUE DE MARSEILLE (1992/93)

OLYMPIQUE DE MARSEILLE

Dois anos após a decisão contra o Estrela Vermelha, o time francês voltou a final da Champions, mas dessa vez levantou a taça, ao bater o time do Milan. É o único clube francês a vencer esse campeonato. No entanto, já faz 28 anos desse feito, e após isso a equipe nunca mais chegou em uma final do torneio.