30 Jul
30Jul

Escrito por: Alan Martins / 30 de julho de 2021

A vida de um jogador é cheia de altos e baixos. Hoje ele está num time grande e renome no futebol mundial, ganhando muito dinheiro, porém, em pouco tempo tudo pode mudar.

Às vezes, por mau desempenho eles acabam sendo negociados e indo parar em mercados alternativos, longe do centro do futebol ou até mesmo, em divisões inferiores a elite. Os precavidos, fazem o seu “pé de meia”, assim que surge uma oportunidade de ganhar um bom dinheiro. No entanto, tem aqueles que acabam se perdendo no mundo de luxo que o futebol propicia e acabam gastado desenfreadamente, sem pensar no amanhã. 

Os ex-jogadores abaixo já foram milionários, fizeram sucesso em seus clubes e até mesmo na seleção de seus países, mas por conta de problemas e decisões erradas em suas carreiras, perderam tudo e tiveram que recomeçar. Hoje levam vidas simples, longe do luxo e todo o glamour que um jogador de futebol de sucesso tem. Alcoolismo, maus investimentos, gastos exacerbados, são alguns dos fatores que fizeram com que eles tivessem grandes problemas financeiros. Confira a lista e se surpreenda com o que o destino reservou para esses “gastões” do mundo da bola.

ANDREAS BREHME (Alemanha)

ANDREAS BREHME

Lateral-esquerdo com passagens pelo Bayern de Munique e Inter de Milão, Brehme alcançou o auge da carreira quando venceu a Copa do Mundo de 1990 pela Alemanha. Trabalhou com futebol após a aposentadoria, mas durou pouco tempo. Ele apostou em negócios que não deram certo e passou a responder na justiça alemã pelo não pagamento de vários empréstimos. Em 2014, tornou-se pública a informação de que ele estava com problemas financeiros, tendo uma dívida de 200 mil euros. Foi então, que um ex-companheiro de equipe lhe fez uma proposta de trabalho -  para que ele limpasse banheiros e assim conseguir dinheiro para quitar parte das dívidas. Já que naquela época, Brehme estava na miséria, sem emprego, endividado e com o risco de perder a casa.


PERIVALDO (Brasil) 

PERIVALDO

Da fama a vida na rua, o ex-jogador do Botafogo e Seleção Brasileira na década de 80 jogou ao lado de Falcão, Zico e Sócrates. No final da década, foi jogar na Coreia do Sul, onde ganhou muito dinheiro e tinha um vida de luxo, porém na mesma velocidade que ganhava, Perivaldo também gastava sua fortuna. Após problemas disciplinares, como faltar aos treinos e deixar de ir a compromissos com seu clube, o contrato do jogador foi rescindido. Devido ao estilo de vida com gastos milionários e sem controle financeiro, ele acabou perdendo a fortuna - em entrevista ao programa Fantástico, ele disse que tinha um relógio de 70 mil euros, e cerca de 200 mil em joias, quando estava na Coreia. Após a falência, Perivaldo partiu para Lisboa - Portugal, tentar recomeçar a vida. Porém, lá ele enfrentou dificuldades ainda maiores e passou a ser morador de rua, revirando o lixo para conseguir sobreviver. Infelizmente, Perivaldo morreu em 2017, em decorrência de pneumonia.


ZÉ ELIAS (Brasil)

ZÉ ELIAS

Como fim da carreira profissional, o ex-jogador de Corinthians e Seleção Brasileira, já não tinha mais os mesmos rendimentos financeiros. Ele chegou a ser preso por não ter pagado pensão a sua ex-mulher. O valor da pensão era de 25 mil reais, e após o ex-atleta recorrer na justiça, o juiz reduziu o valor para um salário-mínimo para cada um dos dois filhos. Zé Elias, trabalhou na Rádio Globo e atualmente é comentarista da ESPN.


MÜLLER (Brasil)

MÜLLER

Ídolo do São Paulo, e tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, o craque conseguiu muito dinheiro com o futebol. Porém, ele mesmo admitiu que gastou sua fortuna com festas, carros e mulheres, e acabou perdendo tudo. Chegou a morar de favor com um ex-colega do São Paulo. Se tornou pastor evangélico. A péssima situação financeira se tornou pública com uma reportagem do Esporte Fantástico da Record em 2011. Atualmente ele trabalha como comentarista da TV Gazeta.


GARRINCHA (Brasil)

GARRINCHA

O anjo das pernas tortas, considerado por muitos que o viram jogar, como um dos maiores jogadores da história do futebol! Ganhou muitos títulos e dinheiro. É ídolo do Botafogo e Seleção Brasileira, onde brilhou ao lado de Pelé. Venceu duas Copas do Mundo, em 1958 e 1962. Ao longo de sua carreira, o craque já enfrentava problemas com o alcoolismo. O vício em bebidas e mulheres o levaram a falência. Teve 11 filhos, e um deles nasceu de uma aventura amorosa com uma sueca durante a Copa de 58. Após se aposentar do futebol, continuou no vício em bebidas, a alegou que após o fim da carreira, os amigos o abandonaram, e se afundou na depressão. Ele morreu de cirrose hepática em 1983, aos 49 anos de idade.


AILTON (Brasil)

AILTON

O brasileiro foi ídolo na Alemanha, onde jogou por seis anos. Além de títulos, ele foi o artilheiro do Campeonato Alemão na temporada 2003/04 e eleito o melhor jogador da temporada no país. Gastava a fortuna com carros, festas e roupas de marca. Noticias vieram a tona de que ele chegou a gastar cerca de 100 mil euros por mês com roupas de grife. Investiu também na compra de cavalos de raça, porém, não deu certo e então ele veio a falência.  Participou de Reality Show para tentar conseguir dinheiro para quitar as dívidas. Hoje leva uma vida simples ao lado da família.


SALVADOR CABAÑAS (Paraguai)

SALVADOR CABAÑAS

Carrasco de alguns times brasileiros na Libertadores, o craque paraguaio, fez sucesso no México e sua carreira lhe rendeu muito dinheiro. Em 2010, levou um tiro na cabeça em um bar na Cidade do México. Conseguiu se recuperar e retornar ao futebol, mas seu desempenho não era mais o mesmo, e acabou atuando por equipes de menor expressão.  Chegou a ser contratado pelo Tanabi, da quarta divisão do campeonato paulista. O caso de Cabanãs é um pouco diferente dos demais jogadores dessa lista, pois não foi o jogador que gastou sua fortuna. Ele perdeu seus bens para o empresário e a ex-mulher, que vendeu tudo e ficou com o dinheiro que ele recebia no México enquanto estava hospitalizado pelo tiro na cabeça. Após tudo isso, retomou a vida sendo auxiliar técnico de alguns clubes pequenos e declarou que pretende se tornar treinador.