27 May
27May

Escrito por: Alan Martins / 27 de maio de 2021

Seja por desentendimento ou pela não qualificação de um país, o fato é que esses jogadores listados abaixo jamais disputaram uma Copa do Mundo. Bom jogadores, ou craques de suas gerações, descubra quem são e porque não tiveram a chance de disputar o mundial. A Copa reune as melhores seleções do mundo, no entanto, embora algumas conte com estrelas no elenco, um único jogador não consegue qualificar um time inteiro para a disputa do torneio. Uns cometeram indisciplinas e como punição (opção dos treinadores) não foram convocados, outros se lesionaram. No fim das contas, quem acaba perdendo é a Copa por não ter esses jogadores de prestígio disputando o maior evento esportivo do mundo, para poder mostrar todas suas habilidades.


ALEX (Brasil)

ALEX

Ídolo na Turquia além de ter tido sucesso também por clubes como Cruzeiro e Palmeiras, Alex ficou de fora da lista dos convocados do Brasil de 2002 que viria conquistar o penta. Presente na Seleção desde 1998, ele participou de todo o processo que levou a equipe a se qualificar para o campeonato. Porém na convocação principal, o então técnico Felipão decidiu chamar em seu lugar o jovem Kaká, que na época tinha 20 anos.


GEORGE WEAH (Libéria)

GEORGE WEAH

Atual presidente da Libéria, o craque foi eleito o melhor jogador do mundo em 1995, e ficou com o segundo lugar em 1996 (o vencedor naquele ano foi Ronaldo). Weah consagrou sua carreira defendendo o Milan. A Libéria nunca disputou um mundial. Com o craque no time, chegaram perto de se qualificar para a copa de 2002, porém ficaram apenas 1 ponto atrás da Nigéria na eliminatória africana.


NETO (Brasil)

NETO

Além de ter defendido grandes clubes como São Paulo, Santos e Palmeiras, foi no Corinthians que o jogador escreveu seu nome na história, ao se consagrar como o melhor jogador do primeiro título do brasileirão da equipe em 1990. Naquele mesmo ano, ocorreu a Copa do Mundo que foi disputada na Itália. Porém o técnico, Sebastião Lazaroni, não levou em consideração o grande momento que Neto vinha tendo no futebol brasileiro e acabou o deixando de fora dos convocados. Em entrevista ao ESPN, Lazaroni disse que Neto lhe pareceu apenas um bom homem de bola parada, além de ter criticado o comportamento do jogador fora de campo.


ÉRIC CANTONA (França)

ÉRIC CANTONA

Antes de Zidane, quem brilhava pela França era Cantona. Polêmico e habilidoso, consagrou a carreira pelo Manchester United. Problemas de indisciplina fizeram com que o jogador não fosse convocado para a disputa da Copa do Mundo em 1998, na França. Agrediu um torcedor enquanto deixava o campo após ser expulso em 1995, contra o Crystal Palace. Foi suspenso por nove meses do futebol. Cantona já tinha um histórico de ofensas ao seu ex-treinador, além de ter cuspido em um torcedor e diversas expulsões por ofensas aos árbitros. Aos 30 anos, anunciou o fim da carreira como jogador após saber que não seria convocado para o mundial de 98.


DI STÉFANO (ARGENTINA/ESPANHA)

DI STÉFANO

Um dos melhores jogadores da história, não só da Argentina mas como também do futebol mundial. Habilidoso e artilheiro, fez 308 gols em 396 jogos pelo Real Madrid, conquistou 5 Champions League. Naturalizou-se espanhol, porém a Seleção não conseguiu se qualificar para a Copa de 1958. Já no mundial de 1962, foi convocado, mas sequer entrou em campo pois estava lesionado.


AUBAMEYANG (GABÃO)

AUBAMEYANG

Atualmente com 34 anos, o jogador nasceu na França, porém se naturalizou gabonês. O pai dele é de Gabão e também era jogador. Aubameyang chegou até a jogar pela seleção sub-21 da França, mas depois, decidiu-se jogar pela africana em homenagem ao pai. Por Gabão disputou os Jogos Olímpicos de Londres e a Copa Africana de Nações, sendo inclusive o capitão. A seleção de Gabão, nunca disputou uma Copa do Mundo. O jogador foi artilheiro da Bundelisga na temporada 2016-17 pelo Borussia Dortmund e da Premier League em 2018-19 pelo Arsenal.


PETKOVIĆ (SÉRVIA)

PETKOVIĆ

O sérvio que fez história no Brasil chegou a defender a seleção de seu país, porém por seguidos desentendimentos com os dirigentes, acabou tendo poucas oportunidades por lá. Vale ressaltar que na época a Seleção ainda era a Iugoslávia. Em entrevista ao SporTV Petkovic disse que não foi a Copa de 1998 por não ter pago pela convocação, alegando que naquela época havia um esquema para que os jogadores fossem ao torneio.


DJALMINHA (Brasil)

DJALMINHA

Ótimo jogador, porém, devido a problemas de indisciplina, o técnico Felipão o deixou de fora da convocação para a Copa de 2002 no Japão e Coréia do Sul. Enquanto defendia o La Coruña, o jogador se desentendeu com o treinador da equipe, Javier Irureta, e acabou lhe dando uma cabeçada.


RYAN GIGGS (País de Gales)

RYAN GIGGS

Um dos maiores ídolos do Manchester United, Giggs é o jogador que mais vezes jogou pelo time, com 963 partidas. Sua seleção tem pouca tradição no futebol. Ele disputou as Olímpiadas de Londres em 2012, como capitão do time, representando a Grã-Bretanha.